Pagina inicial

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

bonecas


Ball-Jointed Dolls

Dizem que bonecas são para crianças - mesmo que não sejam a imagem que se tem de boneca é essa. Mas a Ball-Jointed Dolls, ou BJDs não são brinquedos, mas objetos de colecionador. Fabricadas em países asiáticos, mais frequentemente na Coréia, China e Japão, essas bonecas tem proporções humanas e são quase o garage kit.

Ball-Jointed Doll são bonecas articuladas por bolas e elásticos. Atualmente, porém, esse nome tem se referido à essas bonecas especificamente:

As BJDs são feitas em resina, e moldadas com argila. São de fácil customização. Geralmente compra-se o corpo e depois os olhos, roupas, a peruca e até a maquiagem. Mas há também as série limitadas, em que a boneca vem completa. É possível comprar mãos, cabeças, sapatos e montar de acordo com o que agrada.


Sobre o tamanho, é comum elas alcançarem os 70 cm. Geralmente fica nessa marca de 60-70 cm. Mas também há dolls menores, de 40cm, 25cm e até 10cm (geralmente são pets, ou bebês). A escala segue um padrão, para que se possa por exemplo comprar uma cabeça na loja A e colocar num corpo da loja B, sem maiores complicações.

O detalhismo das dolls impressiona. Como eu disse, elas tem proporções humanas, em escala menor. Em algumas, é possível notar até veias nos pés. Mas nem só de hiperrealismo vive o homem e também são fortemente influenciadas pela estética dos animes e das gothic lolitas, tanto nas roupas, quanto nos cabelos, formato das mãos e tamanho dos olhos.

Falando em olhos, que olhos! Geralmente feitos de silicone, eles conferem às BJDs uma expressividade incrível, além de serem superrealistas e oferecerem uma variedade incrível. Variedade também encontramos nas BJDs em si, cada boneca tem uma característica consigo e sua expressão revela muito da personalidade.
É, é, tudo bem... mas isso tem um preço não? Sim, outra característica da BJD é que seu preço é salgado. Alguma chegam aos U$1000 fácil. Mas geralmente eles ficam entre os 200-500 dólares (ou 800 se for uma edição limitada). Pois é e em tempos de crise agora... eu não sei não...




/s400/a9.jpg" border="0" alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5300930955982488690" />


http://dreamofdoll.com/